quarta-feira, 18 de julho de 2012

De volta

Ja estou de volta ao Brasil há mais de um mes. E tambem ao trabalho. Mais uma vez morri e renasci. Mais uma vez estou, declaradamente, viva. A preparacao da volta nao foi facil, pois estava voltando de outra viagem e arrumei tudo com muita rapidez. Evitei escrever este post por muito tempo, pois me sentia na obrigacão de traduzir um ano em poucas linhas. Hoje sei que não é possivel e que as mudancas foram profundas e definitivas. Eu me encontrei, definitivamente. Cuidei de mim, me maltratei, me conheci.
Se valeu a pena??? Que pena?? Valeu tanto quanto uma vida. A diferença é que fiz a opçaõ pela vida. Conheci diferenças e confirmei a minha preferencia por elas. Conheci o amor sem motivo, no qual tanto acreditei. Ele existe e é possivel. Sentir o cheiro e a presença, somente. E respirar este prazer.
Conheci o prazer de estar comigo (muitos dispensaram a minha companhia), meus vicios, meus gostos...
Confesso que vivi (e vivo) bem. Fui tao longe para encontrar o que estava comigo todo o tempo, mas encontrei.
Hoje deito e levo comigo as lembranças, saudades, descobertas. Ficamos juntos e nao nos incomodamos mais. Sabemos que a melhor forma é conviver. Harmoniosamente, quando possivel, raivosamentemente quando necessário.
A minha escala de valores tambem mudou bastante, e penso que hoje preciso de muito menos para estar satisfeita. Adoro ficar sozinha por horas a fio, pensando. Quando possivel, escrevendo.
O silêncio tambem adquiriu status diferenciado. Eu o respeito e o desejo, pois ele me reequilibra, permitindo o meu encontro comigo. A ansiedade se mudou para outra quadra e não nos encontramos diariamente. Em contrapartida, a seguranca mora no predio ao lado, e posso sempre recorrer a ela.
Definitivamente, foi um periodo extremamente necessário.
O que eu perdi ficando fora deste mundo por um ano? Certamente há perdas, mas nao consigo defini-las agora. Elas sempre nos acompanham. Mas nada é em vão. Certamente eu necessitava ficar sem o que perdi e me impedia de me sentir plena.
Nao consigo ser crédula, mantenho a minha posicão agnóstica. Porém, já aceito que existe algo maior, pois seria muita insolência da minha parte pensar que tudo o que vi e vivi nao tem um motivo e tantos acreditam numa falácia. Somente nao consigo acreditar no mesmo e já me perdoei por isso. Deixa acontecer e sentir. Existe uma vida para ser vivida e nao perderei esta oportunidade, pois um agnostico nao acredita em outra vida. Vive agora.
Talvez esta seja uma pitada de anarquismo.
E o mais relevante - encontrei a liberdade. Ela estava comigo todo o tempo e eu não conseguia vê-la. Nao quero perdê-la nunca. Ela é a minha garantia e o meu rumo. A minha responsabilidade é a minha meta. Ela , definitivamente, garante a minha felicidade.
Confirmei o meu amor por todos os meus amores, atuais e do passado. Acrescentei outros muito desejados e saudosos. O amor sentimento é uma das maravilhas da vida. Talvez não seja possível ver os meus amigos japoneses ou sul coreanos, tailandeses ou russos, mas estarão sempre comigo. Fazem parte do minha historia. Porém, espero ainda ver os italianos.....
Talvez seja verdade que não ha mais nada a perder. A partir de agora, só quero ser feliz. Eh pouco? Eh muito? Eh tudo que quero!!!!
(escrevi este post em março, mas só consegui publicar hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário